Medicina Antiaging
A Medicina Antiaging é uma especialidade médica que surgiu há cerca de 30 anos nos Estados Unidos, como um movimento que inicialmente reuniu 12 médicos. Esses clínicos idealizavam a saúde de uma forma totalmente inovadora que se baseava no parecer de que manter a saúde é o oposto de aguardar passivamente que surjam lesões ou patologias.
De onde surge esta nova forma de atuar que consiste numa atitude e ação preventivas. A ideia subjacente a esta nova abordagem implica atuar nas causas básicas do envelhecimento, em vez de mitigar as suas consequências.
Esta abordagem consiste em aproximar os parâmetros biológicos, metabólicos e hormonais dos indivíduos a partir dos 40 anos (geralmente o momento em que os sinais e sintomas de envelhecimento começam a ser percecionados, sendo que recentemente verificam-se a partir de idades cada vez mais jovens) numa pessoa saudável de 22 anos (aproximadamente). Biologicamente nesta idade o ser humano atinge o auge do seu desempenho e, a partir daqui, começa a envelhecer.
Em que consiste a Medicina Antiaging?
Tendo por base a ação e atitude de prevenção, a medicina antiaging, para que seja efetiva, depende da participação ativa do paciente, em que se realiza:
- Avaliação e Otimização Hormonal
- Avaliação e Otimização dos Níveis de Vitamina D
- Incentivo ao Estilo De Vida Saudável Físico e Mental:
- Recomendações de Exercício Físico Regular e Meditação;
- Manutenção do desafio e estimulação cognitivos;
- Avaliação da Composição Corporal;
- Consulta Nutrição – alteração de hábitos alimentares;
- Otimização Qualidade Do Sono;
- Promoção da Renovação Tecidular através de Medicina Laser;
- Análise de Informação Genómica.
A par destas soluções cada indivíduo deve procurar uma ou mais atividades que, simultaneamente, lhe proporcionem prazer e permitam a constante evolução e conquista cognitiva, mental e material, tendo em consideração a ambição individual. Para uns pode ser um novo projeto de negócio, para outros a aprendizagem de uma nova língua, a resolução de paciências (ou outros jogos de lógica e estratégia), fazer voluntariado numa instituição, realizar um curso, etc.
A Medicina Antiaging não é capaz de parar o tempo, mas pode atrasar o relógio biológico, reduzindo substancialmente a aceleração do envelhecimento, minimizando a probabilidade de surgirem patologias, uma vez que todas as matérias-primas necessárias e indispensáveis ao equilíbrio humano são repostas. A Medicina Antienvelhecimento é, atualmente considerada como a medicina do presente a pensar no futuro.
Especialidades
Antiaging
Fale Connosco!
Marque uma consulta ou esclareça as suas dúvidas.
(Chamada para rede fixa nacional)
(Chamada para rede fixa nacional)