O café é um produto que é considerado dispensável. No entanto, muitas pessoas discordariam desta afirmação, porque não conseguem imaginar um dia sem uma chávena desta bebida aromática.
A endocrinologista Dra. Katya Yang, afirma que, para a maioria das pessoas, 1 a 2 chávenas de café natural por dia é bastante aceitável. Não prejudicará a sua saúde e é suficiente para apreciar o seu sabor e aroma.
Note-se que estamos a falar especificamente de um produto natural e não de uma bebida instantânea.
Existem muitas substâncias úteis na composição dos grãos de café:
- Os taninos conferem à bebida de café um sabor amargo, que estimula a saída da bílis. Além disso, têm propriedades antibacterianas.
- As catequinas funcionam como anti-inflamatórios e antioxidantes.
- O cafestol promove a produção de ácido clorídrico no estômago.
- Os antioxidantes e bioflavonoides (quercetina, resveratrol) têm efeitos anti-inflamatórios, anti tumorais, regulam os níveis de estrogénio e androgénio e restauram a sensibilidade à insulina. O café acabado de moer tem mais antioxidantes.
- A trigonelina previne as cáries dentárias.
- O ácido nicotínico é um catalisador em muitas reações enzimáticas.
Uma vez que cada organismo tem uma taxa diferente de absorção de cafeína, o café provoca uma onda de energia em algumas pessoas, enquanto noutras provoca sonolência, problemas vasculares e edema.
Como descobrir esta velocidade?
- Em casa, determine o tempo de efeito diurético após uma chávena de café – a rapidez com que a cafeína no fígado é convertida em dimetilxantina, o que provoca uma ida à casa de banho. Se correr para a casa de banho após 15 minutos, é um bom sinal e significa que a primeira fase de desintoxicação está a funcionar perfeitamente.
- Através da análise genética, avaliar os polimorfismos no sistema do citocromo CYP 1A2 (AA, AC, CC).
Se a variante CC – a taxa metabólica for muito baixa, deve deixar de beber café ou limitar-se a 1 chávena por dia para evitar provocar riscos de doenças cardiovasculares.
Opção AC – até 2 chávenas por dia é aceitável.
AA – até 4 chávenas por dia.
Teor de cafeína numa chávena de 220 ml:
Café coado – 135 mg
Café solúvel – 95 mg
Descafeinado – 5 mg
Chá – 40-50 mg
Coca-Cola – 23,5 mg
Chocolate – 50-65 mg
Cacau – 5 mg
Expresso – 85 mg
Mocha da Etiópia – 160 mg
Robusta do Uganda – 327 mg
Quando beber café?
Uma vez que o café reduz a absorção de vitaminas e outros nutrientes, recomenda-se que não o beba imediatamente após o pequeno-almoço, mas 30 a 40 minutos mais tarde. Por esta altura, o pico matinal de cortisol está reduzido e pode dar-se ao luxo de tomar uma chávena de bebida aromatizada.
Das 6 às 8 da manhã, a concentração de cortisol no sangue é máxima. E o café estimula ainda mais a sua produção. Por isso, o café em vez do pequeno-almoço é uma má ideia.
O próximo aumento do cortisol dá-se entre as 12 e as 13 horas, seguido de outro declínio. Isto significa que, depois do almoço, também se pode mimar e prolongar o desempenho. Não deve beber café depois das 16 horas para não ter problemas em adormecer.
É de recear o inchaço provocado pelo café?
Também aqui, cada um terá a sua própria reação individual, dependendo dos dados iniciais.
Para as pessoas com excesso de peso, com síndrome metabólica ou com problemas de inchaço, uma chávena de café no calor pode ser uma boa opção. O café promove a tonificação do corpo e, consequentemente, a saída de todos os fluidos. O café não é um mau diurético e pode reduzir o inchaço, bem como iniciar processos de desintoxicação inacabados durante a manhã. Tem um efeito colerético, que também melhora o movimento linfático e a função intestinal.
No entanto, para as pessoas com patologias relacionadas com os vasos sanguíneos, pode não ser seguro tonificá-los demasiado com o calor. E apesar dos seus benefícios revigorantes e outros, o café pode não ser útil para algumas pessoas. Devido ao seu efeito diurético excessivo, o café contribui para a desidratação, bem como para a perda de minerais e eletrólitos. E no tempo quente, o corpo já perde muitos líquidos através da transpiração. Quando se bebe café quente, a temperatura do corpo sobe e o risco de desidratação aumenta ainda mais. Pode ocorrer inchaço devido à desidratação.
Por isso, no verão, tente não exceder a norma de 1 a 2 chávenas de café. Beba líquidos suficientes e água mineral ou filtrada. Esteja atento ao seu corpo, monitorize a reação do seu corpo a este produto para obter apenas os efeitos positivos do café.
Fonte: https://dzen.ru/a/Zo5i50wgxXx2lsQ_ (ultimo acesso 16/07/2024)