A Saúde Sexual Masculina depende do bom estado geral de saúde do homem, ou seja, para ter funções erétil, ejaculatória e orgásmica normais, com um nível positivo de energia sexual, requer não só uma boa condição sexual, mas também um estado de saúde genérico favorável.
Um individuo que pratique uma boa alimentação e exercício diário, que descanse bem e tenha cuidado com a sua saúde, será mais propenso a ter boas funções erétil, ejaculatória e orgásmica do que aquele que não tenha esses cuidados.
As situações de degradação da saúde masculina poderão traduzir-se num quadro, que em andrologia se denomina de disfunção sexual, com todas as consequências psicológicas, físicas e sociais daí resultantes, tornando-se extremamente importante solucionar este quadro rapidamente.
QUAL É O TRATAMENTO ADEQUADO?
Essas manifestações podem ser tratadas de forma pontual, no entanto os resultados não perduram, sendo que as condições desfavoráveis que lhes deram origem irão manter-se e, por vezes, agravar-se, conduzindo assim à impotência. Assim, verifica-se necessário, um plano de tratamento mais adequado e completo, que proporcione resultados duradouros.
QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS?
Uma das consequências da falta dos cuidados já descritos e causa da degradação da saúde, tem a ver com os baixos níveis de testosterona. Quando em níveis ótimos, a Testosterona, permite que o indivíduo se sinta com bastante energia, assegurando ossos fortes, boa ereção e líbido, coração forte, uma mente mais focada e, essencialmente, traz o sentimento de felicidade. Quando em baixos níveis, faz com que o indivíduo sinta tristeza, aumenta a probabilidade de desenvolver Alzheimer e disfunções sexuais, podendo até, levar à depressão profunda.
O Homem é um todo indivisível, sendo que a mente e corpo são indissociáveis, influenciando-se mutuamente, pelo que uma intervenção localizada, restringida às manifestações da doença, impossibilita a verdadeira recuperação da saúde sexual e geral. De forma que, para alcançar o chamado bom estado de saúde, é necessário promover, mutuamente e em simultâneo, a saúde sexual e a saúde geral.
Pelo que a otimização ou modulação hormonal em conjunto com outras ações no âmbito do Antiaging, constituem uma abordagem detalhada com resultados amplos.
Sinais e sintomas de que necessita de uma consulta de Saúde Sexual Masculina:
- Ejaculação precoce,
- Ejaculação retardada,
- Anorgasmia,
- Dor ou desconforto ao ejacular,
- Esperma com sangue (cor-de-rosa ou com veios vermelhos)
- Disfunção erétil (dificuldade em manter ou obter ereção de qualidade)
- Impotência sexual,
- Alterações da líbido (Perda de desejo sexual, aumento exagerado do desejo sexual)
- Perda ou ausência de prazer sexual,
- Dor no pénis,
- Dor nos testículos,
- Dor entre o ânus e os testículos,
- Dificuldade em controlar a ejaculação,
- Doença de Peyronie.
Dr. José Pereira da Silva – Especialista em Saúde Sexual da Clínica do Poder
Para mais informações sobre o tratamento da disfunção erétil, consulte a página aqui.
Para mais informações sobre o tratamento da ejaculação precoce, consulte a página aqui.