218 052 092

Tratamentos da Impotência

  • Nota dos autores: um livro dedicados ao tratamento da impotência não ficaria completo sem a discussão dos tratamentos seguintes. Contudo o leitor deve ter em conta que se trata de terapêuticas pouco utilizadas e dar atenção ao capítulo 6 para debate dos tratamentos mais comuns da impotência.

    Uma vez que o urologista/andrologista tenha determinado a causa da impotência, distinguindo as causas orgânicas das psicológicas, está em condições de aconselhar o tratamento. Se, através dos exames médicos efectuados, o andrologista concluir que o mecanismo físico está intacto, é sua responsabilidade enviar o doente para o profissional de saúde mental que lhe proporcione o melhor tratamento para o seu problemas psicológico. Muitas vezes, os melhores resultados são atingidos quando o andrologista e o psicólogo trabalham em equipa na procura do melhor tratamento, conduta que advogamos e promovemos.

    Muitos trabalhos estimam em menos de 50% a taxa de sucesso para o aconselhamento sexual. Relativamente a métodos terapêuticos mais formais, dos quais a psicoterapia comportamental ou a psicanálise são dois exemplos extremos, a taxa de sucesso é desconhecida, pois verifica-se com frequência que no ínicio da psicoterapia a impotência passa a ser um sintoma de segundo plano.

    Se, no decorrer ou após uma tentativa adequada de psicoterapia, o psicólogo entender conveniente a intervenção médica, pode ser pedida a colaboração do andrologista no sentido de recorrer à auto-injecção ou a outra forma terapêutica para relançar a actividade sexual, ajudando a desbloquear algumas inibições e resistências do doente ou do casal. Só muito excepcionalmente estará indicado o implante de uma endoprótese peniana numa impotência de causa psicológica.

    Convém salientar que quer nos casos em que a causa é puramente psicológica, quer naqueles em que existe uma causa orgânica bem determinada, é aconselhável a avaliação psicológica do casal e eventualmente o seu acompanhamento em simultâneo com a terapêutica médica.