218 052 092

Como é a próstata normal

Como é a próstata normal?

  • A próstata é uma glândula exclusiva do homem, em forma de castanha, colocada debaixo da bexiga e em frente do recto. A uretra (canal por onde sai a urina) atravessa-a pelo centro, de forma que a urina sai da bexiga atravessando a próstata. Os canais ejaculadores transportam os espermatozóides (produzidos nos testículos) e o sémen (produzido nas vesículas seminais). Estes canais ejaculadores atravessam a próstata desde a sua parte posteior até à uretra.

    Através da próstata passam:

    A uretra (transporta a urina). Os canais ejaculadores (transportam espermatozóides e o sémen).
    Durante a infância, esta glândula é pequena, e aumenta de volume até atingir o seu volume normal durante a puberdade. No adulto, em condições normais, tem, aproximadadmente as seguintes dimensões: 4 cm de largura, 2,5 cm de espessura e 3 cm de comprimento, com peso médio de 20gr.

    A certa altura da vida, geralmente a partir dos 40 anos, inicia-se, no interior da glândula prostática, um crescimento chamado hiperplasia benigna ou adenoma da próstata.

    A próstata divide-se em 4 zonas prostáticas diferentes que possuem grande importância morfológica, funcional e patológica:

    1. Estroma fibromuscular anterior: é uma zona sem glândulas que corresponde a 30% do tecido prostático total e cobre a face anterior da próstata glandular.

    2. Zona periférica: constitui 70% da proção glandular da próstata. A este nível desenvolvem-se 70- 80% dos cancros da próstata.

    3. Zona central: ocupa aproximadamente 25% da próstata glandular. Nesta zona originam-se só 10% dos cancros da próstata.

    4. Zona de transição, ou tecido pré-prostático: dispõe-se ao redor da uretra e a sua função é evitar que o sémen passe à bexiga durante a ejaculação. Representa 5-10% da próstata a juventude. Posteriormente, a partir dos 40 anos, esta zona de transição cresce progressivamente, tendo lugar o desenvolvimento da hiperplasia benigna prostática (HBP).

    Aparelho reprodutor masculino

    Fig 1- Aparelho reprodutor masculino

    Não esqueça que:

    A próstata está localizada por baixo da bexiga, envolvendo a uretra.

    A próstata cresce ao longo da vida, mas mais rapidamente a partir dos 40 anos, ocorrendo a hiperplasia benigna ou adenoma da próstata.

    Os cancros da próstata desenvolvem-se fundamentalmente (80%) a partir da zona periférica.

    A hiperplasia benigna da próstata origina-se na zona de transição, que rodeia a uretra.