218 052 092

Desporto

  • Exercício físico, sinónimo de saúde


    Numa sociedade com um ritmo de vida impiedoso, a prática de actividade física é essencial para o equilíbrio corpo/mente

    Existe hoje um maior volume de informação sobre o que devemos ou não fazer para melhorar a nossa qualidade de vida. Todavia, nem sempre é fácil seguir esses conselhos, em alguns casos por indisponibilidade pessoal, em outros pelas responsabilidades impostas pelo ritmo do quotidiano, que nos consomem muito tempo e energia.

    Cuidar da saúde é uma das maiores prioridades da vida humana. Ter uma alimentação cuidada, fazer desporto, contrariar o sedentarismo, ter actividades de lazer e potenciar o bem-estar físico e emocional é determinante para aumentar a esperança de vida, com maior qualidade.
    De facto, existem hábitos fáceis de ultrapassar e que rapidamente se traduzem numa significativa melhoria da saúde física e psicológica.

    Efeitos e benefícios psicológicos do exercício físico

    A prática desportiva ou de actividades físicas em geral produz uma sensação de bem-estar e de leveza. Confere-nos maior resistência e ajuda a combater o stress de cada dia.
    No entanto, requer a aprovação de um médico. Nem todas as pessoas estão aptas a nadar, correr ou levantar pesos, daí que a prática de actividades físicas deva ser responsável, consciente e avalizada pelo médico.

    Frequentemente, as caminhadas constituem uma boa alternativa para as mulheres que já não podem praticar hidroginástica, cardiofitness ou outra modalidade.
    Existem actividades alternativas igualmente interessantes, como o Yoga, o Tai-Chi ou a meditação. Ler, ouvir música e dormir bem trazem inúmeros benefícios para a saúde. Tudo o que possa fazê-la sentir-se melhor, é bem-vindo!

    As alternativas são várias e cada pessoa tem direito a escolher a sua, ou a que o médico considerar mais adequada ao seu caso. Os métodos deverão ser seguros, eficazes, adaptados à idade da mulher e transmitir-lhe uma sensação de bem-estar.

    O stress e o sedentarismo geram doenças físicas e psicológicas. Combata-os praticando actividades físicas e outras recomendadas pelo seu médico. Persiga o bem-estar e a qualidade de vida.