218 052 092

Conselhos

  • Conselhos para uma vida saudável


    Preservar ou recuperar a saúde depende muitas vezes de gestos simples…e alguma força de vontade

    Diariamente podemos fazer pequenos gestos que nos permitem ser saudáveis. A maioria deles são óbvios mas, por isso mesmo – a par da falta de tempo -, frequentemente passam-nos despercebidos. Eis os principais:


    Hábitos saudáveis

    Não fume - O tabagismo causa problemas ao nível da microcirculação e da pele. A pele torna-se flácida e envelhecida, mais susceptível ao surgimento precoce de rugas. Consulte o seu médico sobre outras razões pelas quais não deve fumar.

    Siga uma dieta alimentar equilibrada – a sua dieta deve ser rica em frutas e vegetais, para fornecer ao organismo vitaminas e minerais em quantidades adequadas. Evite o álcool e os alimentos picantes.

    Pratique exercício físico regularmente – dessa forma, irá manter a sua pele tonificada e firme, além de evitar a flacidez dos músculos e problemas nas articulações.

    Proteja-se do sol - Os raios ultravioleta A e B (UVA e UVB) danificam o colagénio, permitindo a formação de rugas e manchas na pele.

    Durma bem - dormir bem e o número de horas necessárias é essencial para descansar o corpo e a mente.

    Evite o stress – nem sempre é possível fazê-lo, pelo que muitas vezes temos de o enfrentar. Contudo, não deixe que o stress transpareça no seu rosto e na sua postura.

    Visite o dentista regularmente – a saúde da boca é importante, na medida em que a fará sentir-se melhor consigo mesma, além de prevenir doenças.

    Beba muita água – a água é um elemento purificador do organismo. É um bom auxílio na fase da menopausa, na medida em que alivia sintomas como afrontamentos, dores de cabeça e pele seca.

    Procure apoio – nesta fase, é importante ter a seu lado pessoas em quem confiar. Abra-se com a sua família, não esconda emoções nem sentimentos. Caso sinta necessidade consulte o seu médico. Procure contactos de organizações que prestem auxílio às mulheres durante a menopausa.

    Seja optimista - a menopausa é uma fase de mudanças que traz consigo mais sabedoria e maturidade.

    Liberte-se em termos sexuais – não existe idade para usufruir de uma sexualidade plena mas segura.


    Ser saudável depende muito dos hábitos de vida. Praticar exercício físico, ter uma dieta saudável, dormir bem, beber muita água, evitar o stress e ser optimista são alguns dos hábitos mais benéficos. Não abdique deles.