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Nutrição para a Saúde Sexual e Antienvelhecimento

  • Desenvolver hábitos saudáveis como forma de retardar o envelhecimento, manter a saúde e apreciar um bom desempenho sexual

    Podemos afirmar que todos os fatores que desregulam ou danificam as estruturas orgânicas do corpo humano têm uma ação crucial na saúde. É do conhecimento geral que o stress, a alimentação processada, o tabaco, a poluição atmosférica, um débil repouso noturno e a escassa atividade física, entre outros fatores, diminuem o estado de saúde e a qualidade de vida. Consequentemente, as disfunções orgânicas e os sinais de envelhecimento começam a manifestar-se cada vez mais cedo.

    No entanto, as circunstâncias da vida moderna nem sempre nos permitem refletir acerca destas verdades fundamentais para a manutenção da saúde. Se “somos o que comemos” não podemos esquecer que a alimentação influencia diretamente o nosso estado de saúde, inclusive da saúde sexual! E conformarmo-nos com uma saúde sexual insatisfatória ou medíocre pode trazer consequências a curto ou a longo prazo.

    O que influencia o nosso estado de saúde sexual?

    Todos os fatores acima referidos. Contudo, é necessário perceber que a intoxicação através desses fatores, provenientes de fontes internas e externas, percetíveis e impercetíveis, conscientes e inconscientes, altera, desregula e transmuta os tecidos e o metabolismo do organismo. Consequentemente, surgem patologias que influenciam direta ou indiretamente a função sexual masculina e feminina, nomeadamente:
    Diabetes Mellitus

    • Hipercolesterolemia
    • Excesso de peso/obesidade
    • Neuropatias
    • Colonopatias (obstipação, pólipos intestinais, défice na absorção intestinal, etc.)


    Sabe-se, por exemplo, que a patologia Diabetes Mellitus prejudica a líbido sexual, a ereção, a lubrificação vaginal e o orgasmo. Mesmo que não se manifeste um claro diagnóstico de Diabetes, situações hiperinsulínicas e valores de glicémia elevados causam neuropatias, danos nervosos e danos nos vasos sanguíneos. Estes danos afetam diretamente a função sexual cognitiva e física.

    Da mesma forma, o excesso de açúcar pode predispor o sexo feminino a infeções fúngicas vaginais crónicas, infeções do trato urinário ou inflamações vaginais. Infeções fúngicas frequentes podem resultar em irritação vaginal persistente e dolorosa.

    Associado ao consumo de açúcares, o stresse pode diminuir significativamente a líbido. Estima-se que cerca de 16% dos homens sejam afetados pela perda do desejo sexual, sendo que pelo menos o dobro das mulheres apresenta este sintoma. Também a ingestão de fármacos constitui um importante fator de diminuição da líbido, já que impõe ao organismo, especialmente ao fígado, a neutralização dos seus efeitos secundários. Entre os fármacos com maior influência neste fenómeno contam-se antidepressivos, anticontraceptivos, anti-hipertensores, antibióticos, tranquilizantes e anticonvulsivantes, pois ocupam uma parcela substancial das funções nervosa, sanguínea e arterial, essenciais à função sexual.

    Os efeitos prejudiciais do tabagismo e do consumo frequente de álcool afetam o órgão sexual masculino da mesma forma que prejudicam o coração e o organismo a nível geral, comprometendo o fluxo ou obstrução sanguíneos. Na verdade, podem mesmo causar enfartes do miocárdio e perda de ereção. Além disso, estas substâncias geram ciclos de consumo, compensação e dependência no organismo que comprometem significativamente as funções orgânicas e a qualidade de vida. Para que as funções sexuais e gerais se encontrem saudáveis e ativas é essencial saber como pode a alimentação regular esses ciclos e como facilita a cessação de hábitos prejudiciais á saúde.

    Por vezes, a presença de disfuncionalidades pode estar associada a processos de envelhecimento celular, daí a importância de as pessoas implementarem um estilo de vida potenciador do rejuvenescimento/ Anti-Aging, com vista a manter os vários sistemas aptos e enérgicos.

    O objetivo não visa meramente evitar patologias graves, mas também promover um espírito e aparência jovens e enérgicos. Lembre-se: uma alimentação e estilo de vida saudáveis retardam o aparecimento de sinais do envelhecimento, inclusive os sinais cutâneos. A deterioração dos vários tecidos - cutâneo, cerebral ou de outros órgãos – verifica-se pela confluência de dois fatores essenciais:

    • Intrínsecos (redução dos telómeros responsáveis pela replicação do ADN, diminuição do sistema de reparação celular, aumento da exposição celular aos radicais livres resultantes do metabolismo);
       
    • Extrínsecos (alimentação nutricionalmente pobre e rica em compostos tóxicos e/ou pró-oxidantes, baixos níveis de hidratação, presença de patologias inflamatórias, poluição ambiental).

    Com base nestes fatores, torna-se necessário potenciar o equilíbrio geral do organismo de forma a proporcionar as condições ambientais ótimas às células. Por esta via, retarda-se o relógio biológico do envelhecimento, mantendo a sensação de Poder sobre nós próprios.


    Referências bibliográficas:

    Fuhrman, J. (2013) Eat to live. 2ª Edição. Publicações Lua de Papel

    Fernández, O. (2014) Guia Completo Anticancro. 1ª Edição. Publicações Marcador

    Mahan, K., Escott-Stump, S. (2007) Krause's Food & Nutrition Therapy. 12th edition. Hardcover publications

    Servan-Schreiber, D. (2012) Anticancro – A nova maneira de viver. 6ª Edição. Publicações Lua de Papel