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Nutrição, Emagrecimento e Desporto

  • Alimentação saudável, prática desportiva adequada e perda de peso controlada como fatores de saúde

    Ao longo de décadas, a ausência persistente de orientação alimentar adequada conduziu a sociedade a uma situação geral de patologia. O excesso de peso, a obesidade, a dislipidemia, a hipercolesterolemia ou a diabetes mellitus, entre outras doenças, são hoje demasiado frequentes.

    Por outro lado, emagrecer é um verbo muitas vezes associado a termos como “difícil”, “fome” e “doença”. Infelizmente, estes conceitos desvirtuam por completo o bem-estar resultante de um peso corporal estável e adequado, promotor de saúde.

    Na realidade, ser saudável deveria ser o objetivo último de cada um de nós. Emagrecer, perder gordura localizada, eliminar a retenção de líquidos, suprimir o inchaço abdominal e ganhar energia motora e mental são os proveitos obtidos por quem planeia a sua rotina diária com o objetivo de ser saudável.

    Nunca esquecendo este propósito, na Clínica do Poder facultamos os meios de ação adequados para que os nossos clientes atinjam as metas que se propõem alcançar. Esses meios são a Educação e OrientaçãoAlimentar de excelência para toda a vida. Mais do que um plano alimentar, este género de alimentação requer um acompanhamento multidisciplinar.

    É isso que lhe propomos fazer! Para tal, implementamos um programa de emagrecimento que passa por informar, educar, incentivar e responsabilizar o paciente, tendo em conta vários fatores:

    • Desintoxicação hepática e geral 
    • Reequilíbrio do sistema neuro-endócrino
    • Otimização do apoio nutricional
    • Gestão do stress e da ansiedade
    • Incentivo à atividade física regular

    É possível emagrecer de forma saudável e consistente. Para saber quão fácil e rápido é alcançar este objetivo basta-nos entender o funcionamento do nosso organismo, a ação dos alimentos sobre ele e a forma como poderemos compensar os fatores que tendem a desregular o peso corporal – o ânimo, a sexualidade, a energia e até a idade.

    O desporto ou a prática de atividade física exercem um papel crucial na obtenção de um bom estado de saúde. Levados a cabo de forma regular oferecem vários benefícios, como a redução da probabilidade de contrair doenças cardiovasculares, a manutenção do peso corporal e a redução de ansiedade, entre outras patologias.

    Apesar de estes benefícios serem do conhecimento geral, o ambiente sociocultural vigente tem levado as populações a tornar-se cada vez mais sedentárias. Nas últimas décadas pudemos constatar o declínio significativo da atividade física nos indivíduos mais velhos, bem como a notável diminuição dos consumos energéticos no período temporal compreendido entre a adolescência e a idade adulta. Contudo, a obtenção de calorias permanece elevada e inadequada. Este facto, entre outros, é determinante para explicar os elevados níveis de excesso de peso e obesidade em Portugal.

    O objetivo primordial para a prática de atividade física é o controlo do peso corporal ou, em muitos casos, a busca pelo "corpo perfeito". Na perseguição deste objetivo, muitos desportistas alteram o consumo normal de calorias para ganhar ou perder peso.

    Em alguns casos, no entanto, os programas de redução de peso podem envolver riscos. Na verdade, uma alimentação adequada e o estado de nutrição ideal desempenham um papel tão importante como a atividade física. Encontrando-se diretamente associados à atividade física, os hábitos alimentares são determinantes na recuperação após cada sessão de treino, evitando o estado de fadiga extrema e contribuindo para a recuperação física. Dessa forma, os indivíduos mantêm a homeostasia corporal e um bom estado de saúde.

    A intensidade e a duração do exercício físico são particularmente importantes para determinar os substratos de suplementação e os alimentos que devem ser utilizados para evitar a contracção muscular excessiva e para posterior neutralização da acidez muscular e orgânica. Ou seja, a homeostasia do organismo requer a manutenção de um volume relativamente constante dos solutos dos líquidos corporais, bem como a estabilização da sua composição.

    Para que este objetivo seja alcançado é necessário saber de que género de “combustível” o seu corpo necessita antes, durante e após a atividade desportiva para se manter jovem, atraente, saudável e com o peso ideal.

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    Referências bibliográficas:

    Fuhrman, J. (2013) Eat to live. 2ª Edição. Publicações Lua de Papel

    Mahan, K., Escott-Stump, S. (2007) Krause's Food & Nutrition Therapy. 12th edition. Hardcover publications

    Wolf, R. (2011). La dieta Paleo. 1ª Edición.Libros Cúpula