218 052 092

Possíveis aplicações da Medicina a Laser

  • Possíveis aplicações da Medicina a Laser

    Base do equilíbrio biológico dos organismos vivos, a luz e a energia assumem-se fulcrais para o futuro da Medicina

    Qualquer patologia comporta em si dessincronismos/desequilíbrios. Ou seja, uma indisposição ou dor, por exemplo, pode ter origem em qualquer fase do processo de transição entre o estado que designamos de saúde e aquele a que chamamos de doença ou numa alteração verificada a nível celular, tecidual, orgânico ou mesmo a nível geral do organismo.

    O grau, a génese e o tipo de dessincronismo podem fornecer-nos informações particularmente relevantes, indicando ao especialista como produzir um diagnóstico e um prognóstico sobre o estado de cada sistema biológico.

    O desequilíbrio/disfunção em causa pode ser eliminado quer através dos processos adequados do meio ambiente natural (sem alterações ambientais), quer por via da influência de uma multifrequência artificial propícia.

    Qualquer célula, por mais simples que seja, consiste num sistema dinâmico e complexo no qual a energia assume várias formas e circula por diferentes moléculas que agem para construir continuamente novas estruturas celulares.

    Cada ser vivo luta para manter a sua complexidade, evitando a destruição do seu sistema biológico. Nesta fase, é importante recordar que as células de um organismo obtêm e transformam a energia através de processos bionergéticos como a fotossíntese, a fermentação, a respiração e a quimiossintese.
    Na medida em que o sol é a fonte primária de energia de todos os seres vivos, a sua luz é armazenada nas moléculas orgânicas. Essa energia é consumida pelas inúmeras espécies constituintes do ecossistema, incluindo o homem.

    A influência externa não requer especificação em valores absolutos, mas precisa de alimentar com alguma frequência as relações que permitem estabilizar e sustentar o processo biológico que ocorre nas células, nos órgãos e em todo o organismo.

    Todavia, há sinais frequentes que podem revelar-nos as mudanças ocorridas no nosso organismo e os que são capazes de produzir mudanças estáveis ao nível dos processos biológicos, funcionais e estruturais, e que permitem eliminar os dessincronismos.

    A luz e a energia é assim a base do nosso equilíbrio biológico e é o caminho futuro para tratar o nosso organismo.

     

    Referências bibliográficas:

    Moskvin C. V., Atchilov A.A. (2008) Bases da terapia de Laser. Triada

    Yu H.S., Chang K.L., Yu C.L. et al. (2003) Helium-neon laser irradiation stimulates migration and proliferation in melanocytes and induces repigmentation in segmental-type vitiligo. The Journal of Investigative Dermatology. Vol. 120 (1). P. 56–64

    Yunus M.B. (1992) Towards a model of pathophysiology of fibromyalgia: aberrant central pain mechanisms with peripheral modulation. Rheumatol. Vol. 19 (6). P. 846–847

    Zarković N., Manev H., Pericić D. et al. (1989) Effect of semiconductor GaAs laser irradiation on pain perception in mice. Lasers Surg. Med. Vol. 9 (1). P. 63–66

    Zhang Y., Song S., Fong C.-C. et al. (2003) DNA micro array analysis of gene expression profiles in human fibroblast cells irradiated with red light. The Journal of Investigative Dermatology. Vol. 120 (5). P. 849–857

    Zhou Y.C. (1991) LLLT in the people’s republic of china. Laser Therapy. Vol. 3 (1). P. 5–9