218 052 092

Modulação Hormonal Bioidentica

  • Modulação Hormonal - o que é?

    Como a Modulação Hormonal pode elevar o desempenho geral dos pacientes aos níveis da juventude plena 

    A Modulação Hormonal é o método através do qual, por via de exames laboratoriais, se traça o perfil hormonal do paciente, identificando as suas necessidades. Os resultados obtidos permitem definir a terapêutica adequada para que, numa primeira fase, o paciente recupere o equilíbrio hormonal, atingindo em seguida um padrão hormonal óptimo.

    O melhor padrão hormonal é o comparável à juventude plena, ou seja, próximo dos 25 a 30 anos. Para alcançar um desempenho óptimo devemos procurar obter níveis hormonais compatíveis com a juventude. Na verdade, envelhecemos porque o número de hormonas disponível no organismo diminui e não o contrário.

    Diferença entre Modulação Hormonal e Reposição Hormonal

    A Reposição Hormonal visa apenas repor os níveis hormonais óptimos, posicionando-os num patamar compatível com a idade cronológica (valores normais).

    No que diz respeito à Modulação Hormonal, a suplementação faz-se através de hormonas bio idênticas e outros nutrientes, como aminoácidos, vitaminas e antioxidantes. Procura-se desta forma alcançar níveis hormonais óptimos, compatíveis com os da adolescência ou início da vida adulta, quando, no geral, são sinónimos de saúde e bem-estar.

    Quem pode beneficiar da Modulação Hormonal?

    Todos os pacientes que procuram um desempenho físico, intelectual e mental optimizado. Com efeito, esta terapêutica permite obter melhorias substanciais ao nível de inúmeros sintomas:

    • Cansaço físico e mental
    • Perturbações de memória (esquecimento fácil)
    • Desânimo com a vida
    • Desmotivação sexual (baixos níveis de líbido)
    • Entre outros

    Portanto, a terapêutica da Modulação Hormonal é adequada a todos os pacientes que desejem melhorar a sua qualidade de vida e retardar o envelhecimento, ou simplesmente manter a vitalidade e o bem-estar pelo período mais longo possível. Este processo deve associar-se a um regime alimentar equilibrado e à prática regular de exercício físico adequado.

    Fases do tratamento de Modulação Hormonal

    O processo inicia-se com uma consulta, de aproximadamente uma hora, para o médico conhecer a história clínica do paciente, bem como as suas queixas e anseios. No momento são solicitadas análises sanguíneas para analisar o estado de diversas funções, nomeadamente hormonais, com vista à identificação de eventuais insuficiências.

    Da mesma forma, solicitamos a realização de um conjunto de exames médicos para clarificar o estado geral de saúde do paciente, ecografias, radiografias, mamografias e densitometrias ósseas são os mais comuns.

    Principais substâncias prescritas para os tratamentos de Modulação Hormonal

    Durante o tratamento usamos hormonas ditas bio idênticas, exactamente iguais às que as nossas glândulas produzem. Há algum tempo usavam-se hormonas similares, como extractos de plantas ou derivados de animais. No entanto, sabe-se hoje que essas hormonas não são adequadas para este efeito, dado causarem perturbações dos receptores e prejudicarem a saúde humana.

    Foi o Projeto Genoma, que vem decifrando o código genético humano (DNA), que possibilitou a produção de hormonas bio idênticas.

    Hoje, por via da engenharia genética recombinante, modificamos o núcleo de uma bactéria e fazemo-la produzir as hormonas iguais às nossas o que constitui um tremendo avanço científico.

    Também usamos meios e substancias que nos protegem da oxidação celular, que é o processo responsável pelo nosso envelhecimento. A terapia laser de baixa intensidade com efeitos regeneradores do sistema nervoso, melhora a circulação cerebral e como resultado a memória e a disposição em geral.

    Vantagens da Modulação Hormonal para a saúde

    Desde os primórdios da civilização que o Homem persegue a perpetuação da juventude. Nessa medida, os benefícios de iniciar uma terapêutica de Modulação Hormonal são claros:

    • Desenvolvimento de um corpo jovem;
    • Manutenção de um desempenho óptimo a nível profissional, psíquico e sexual, condizente com a juventude mas beneficiando da experiência que a maturidade proporciona. Em suma, os ganhos são enormes em termos de qualidade de vida.

    Duração dos tratamentos de Modulação Hormonal

    Normalmente, estes tratamentos prolongam-se toda a vida. Com efeito, na generalidade dos casos, quem experimenta esta técnica colhe bons frutos, pelo que não deseja voltar a sentir o corpo, a mente, o espírito e o desempenho a nível geral em processo de decadência.

     

    Referências bibliográficas:

    Hertoghe, T., Enrico, M. (2010). Le regime hormone. Thierry Souccar Éditions. France

    Hertoghe, T. (2004). The hormone solution. Three Rivers Press. New York. USA

    Lichten, E.M. (2014). Textbook of bio-identical hormones. U. S. Doctors Resourses. L. L. C. USA