Princípios físicos da Radiação LASER

LASER – Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation

LASER é uma sigla que, em Inglês, significa Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation, ou seja, amplificação da luz por emissão estimulada de radiação.

A diferença entre o laser e uma lâmpada fluorescente, por exemplo, reside no facto de a emissão “forçada” de fotões ser causada pelos próprios fotões, funcionando como que uma “reprodução” de fotões, que resulta na amplificação da luz. Qualquer fotão recém-surgido é uma cópia absoluta do fotão que o produziu, de onde resultam as caraterísticas únicas da radiação laser: coerência, polarização e monocromaticidade.

A coerência carateriza-se pela propagação na mesma direção de fotões com a mesma frequência.

A polarização corresponde à simetria na distribuição de orientação do vetor de intensidade do campo elétrico ou magnético na onda eletromagnética relativamente à direção de sua propagação.

Monocromaticidade é a caraterística da radiação com uma determinada frequência ou comprimento de onda. Mais corretamente é a caraterística da radiação com largura do espetro suficientemente pequena para ter uma só cor do espetro de cores, contrariamente à luz solar (por exemplo), que abrange todo o espetro de cores da luz visível.

A emissão da radiação laser de baixa intensidade cria uma onda eletromagnética, que é a alteração do estado do meio ou do campo que se propaga no espaço com velocidade finita, e é caraterizada pelos seguintes parâmetros:

  • Frequência – grandeza física que indica o número de oscilações num segundo (a sua unidade de medida é o hertz – Hz).
  • Comprimento de onda – é a distância em que a onda se propaga durante um período (a sua unidade de medida é o nanómetro – nm).
  • Potência – corresponde à quantidade de energia emitida por unidade de tempo (a sua unidade de medida é o watt – W).

Especialidades

Medicina Laser

Mecanismos do Efeito Terapêutico
Princípios físicos da Radiação LASER
Considerações Sobre Opiáceos
Dor Crónica Geral e Tratamento da Dor

Fale Connosco!

Marque uma consulta ou esclareça as suas dúvidas.

Abrir chat
Olá,
em que podemos ajudar?