218 052 092

Selénio

  • O selénio é um mineral essencial. É indispensável ao organismo pois este não o consegue produzir, está dependente de um aporte vindo do exterior. Apesar do corpo humano necessitar apenas de pequenas doses deste mineral, ele é importante porque para além de desempenhar um papel relevante no metabolismo da tiróide e na manutenção de uma função reprodutiva e imunitária adequada, é um componente de várias enzimas. Uma dessas enzimas é a glutationa peroxidase, que permite proteger as membranas celulares contra a oxidação provocada pelos radicais livres de oxigénio.

    Conselhos práticos

    Para aumentar os níveis de selénio aumente o consumo de alimentos ricos neste mineral, que são: os alimentos de origem animal (principalmente as vísceras como o fígado e rim), os alimentos provenientes do mar, cereais integrais (apesar dos grãos variarem no seu conteúdo em selénio, dependendo do solo onde são cultivados).

    As recomendações de ingestão de selénio (segundo a RDA 1989) são de 55mcg/dia e 70mcg/dia para mulher e homem respectivamente, sofrendo um ligeiro aumento nas mulheres durante a gravidez e amamentação. A ingestão de apenas uma castanha-de-pará (ou chamada "noz do Brasil") por dia ultrapassa a dose de selénio mínima necessária ao organismo.

    Saiba mais no Boletim disponivel para Download.

    Ver em PDF

Marque uma consulta
ou
Esclareça as suas dúvidas

Contacte-nos