218 052 092

Ómega 3

  • A gordura tem uma má reputação e é uma palavra geralmente associada ao excesso de peso e a muitas doenças. Mas nem todas as gorduras que consumimos são prejudiciais, existem mesmo gorduras essenciais que não podem faltar ao organismo.

    A simples recomendação de "faça uma dieta baixa em gordura" já não é suficiente e encontra-se totalmente ultrapassada. O tipo de gordura existente no plano alimentar é mais importante, isto porque as gorduras más aumentam o risco de doenças graves enquanto as boas reduzem esse risco. A chave está em substituir as gorduras más por gorduras saudáveis.

    Os ácidos gordos essenciais - Ómega 3 e Ómega 6, são imprescindíveis para a estrutura das membranas celulares, para o desenvolvimento do sistema nervoso e para a síntese de mediadores celulares (que interferem nos processos de coagulação, inflamação e proliferação de determinadas células).

    A alimentação moderna contém cada vez menos gordura Ómega-3, isto porque o consumo de carne é preferido ao consumo de peixe e porque a maioria dos alimentos perde esta gordura nos processos industriais a que são submetidos, como ocorre na hidrogenação (processo comum utilizado na indústria para prolongar o prazo de validade do alimento).

    Saiba mais no Boletim disponivel para Download. 

    Ver em PDF

Marque uma consulta
ou
Esclareça as suas dúvidas

Contacte-nos